Porque é Imprescindível Buscar Sentido para a Vida

Blog Alta Perfomance

Junte-se a mais de 1 milhão de mulheres bem resolvidas e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão fazer a sua vida mais intensa! (é grátis)!

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

Você encontrou um sentido para a vida, um significado pelo qual valha a pena viver? Se ainda não encontrou – nada que faça, que conquiste, que experimente lhe dará satisfação plena.

O sentido da vida é a condição que fortalece o espírito humano e o torna capaz de enfrentar situações mais adversas.

O fator determinante que habilita uma pessoa a ser forte e conseguir superar os problemas, de acordo com o Psiquiatra Viktor Frankl, é a decisão.

A decisão é a liberdade de escolha, de tornar-se quem quer ser, apesar das circunstâncias, as quais, só em parte, determinam o comportamento.

Se você deseja agir livremente, como um ser responsável, um ser humano pleno, ainda que nas condições mais difíceis, pode superar os problemas pessoais porque pode haver sentido na vida apesar das conjunturas.

Essas palavras vindas de uma pessoa que passou anos sofrendo no campo de concentração de Auschwitz são inimagináveis!

Em situações de grande estresse, como as vividas por pessoas que passaram anos naqueles centros de horror, sujeitas às piores condições, reconhecer que, apesar das adversidades, as pessoas são livres é um desafio sobre humano.

Nesse sentido, o psiquiatra judeu chama a atenção para necessidade de responsabilizar-se por si mesmo, por fazer algo e por se tornar alguém.

 

Como pode alguém que experimenta o sentimento de desespero reconhecer esse sentido para a vida?

Para Frankl, o conceito de desespero pode ser melhor visualizado por uma equação matemática: Desespero= sofrimento – sentido.

Quer dizer que o desespero é igual ao sofrimento sem o sentido. Enquanto o indivíduo não for capaz de descobrir algum sentido em seu sofrimento, estará propenso ao desespero e, em certas condições, ao suicídio.

Porém, no momento em que vê um sentido ao seu sofrimento, consegue conforma-lo a um determinado fim. Transformar uma situação adversa numa realização pessoal. Ou seja, fazer de uma tragédia um triunfo pessoal.

Para conseguir isso é preciso saber onde se quer chegar, o que se quer, o que se deve fazer.

 

E Quando Não se Compreende o que Acontece Consigo?

Muitas pessoas depois de experimentarem uma tragédia em suas vidas perguntam-se: “Por que logo eu?”

O ensinamento de Frankl contradiz em absoluto o pensamento do filósofo Sartre quando diz que devemos aceitar e suportar com coragem e heroísmo a absoluta falta de sentido de nossas vidas.

A proposta de Viktor Frankl é que devemos, antes, aceitar nossa incapacidade de reconhecer intelectualmente o sentido maior da adversidade, mas essa limitação não deve nos impedir de acreditar num sentido maior.

Na verdade, a nossa liberdade é limitada porque nunca estamos completamente livre das variáveis biológicas, psicológicas, sociológicas. Mas, a liberdade plena está sempre ao nosso alcance, isto é, a liberdade de enfrentar quaisquer contextos adversos e escolher como reagiremos.

Significa que se não podemos mudar a situação, podemos, ao menos, escolher o que ela vai significar para nós.

sentido para a vida 1

Assine o canal alta performance e assista a outras séries e entrevistas sobre alta performance, autoconhecimento e muito mais. Inscreva-se!

Confira outros posts do blog alta performance:

Conheça e siga nossos Canais nas Mídias Sociais. Interaja e fale conosco pelos nossos perfis e saiba das novidades em primeira mão.
Twitter
 Facebook Instagram Youtube

Um Sentido para a Vida. Um sentido para a vida. Um sentido para a vida.

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog