O Medalhista Olímpico Rafael Silva fala sobre Capacidade de Concentração.

Blog Alta Perfomance

Junte-se a mais de 1 milhão de mulheres bem resolvidas e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão fazer a sua vida mais intensa! (é grátis)!

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

A concentração é uma qualidade desafiadora nos tempos atuais porque nunca estivemos tão disponíveis a tantas distrações.

De tal sorte, que o momento a sós com os próprios pensamentos passou a ser uma prerrogativa apenas daqueles extremamente disciplinados e focados, que não se descuidam de analisar as prioridades.

Dessa maneira, conseguem se manter motivados e capazes de analisar o próprio progresso porque mantém a concentração no que realmente importa, sem perder tempo com alienações.

Seja como for, o hábito de fazer-se perguntas que tragam clareza no estabelecimento das preferências, do que deve ocupar o primeiro lugar na agenda, evita os enganos, os erros nas escolhas e nas condutas.

Sem dúvida, esses momentos introspectivos são decisivos para reflexões que podem garantir uma vida com mais coerência, congruente com valores e princípios universais, que expanda a condição humana.

A saber, a concentração é focar a atenção da mente em um objetivo, objeto ou atividade que se esteja fazendo, apesar do ambiente e do contexto externo.

AS DIMENSÕES DA CONCENTRAÇÃO

Precipuamente, há duas dimensões de concentração: a interna e a externa.

CONCENTRAÇÃO INTERNA

A concentração interna consiste em centrar toda a atenção no universo interno, que diz respeito a perceber os sentimentos, as emoções que se está vivenciando, os valores que são sua força propulsora, de modo a saber o momento de tomar decisões.

CONCENTRAÇÃO EXTERNA

A concentração externa diz respeito a focar a atenção no que se está fazendo, de modo a agir de maneira consciente. Estar totalmente presente no momento em que se está vivendo, sem deixar a mente se ocupar com divagações.

 

É Possível melhorar a Concentração?

Sim é possível melhorar a concentração.

Há várias práticas que desenvolvem a capacidade de concentração, de se manter atento, focado no que se está fazendo.

Vamos falar a respeito de algumas delas no Programa ALTA PERFORMANCE de hoje!

Acompanhe nossa entrevista com o detentor de DUAS MEDALHAS OLÍMPICAS, o judoca RAFAEL SILVA.

Você pode se inscrever e assistir a entrevista,  clicando aqui:  CANAL ALTA PERFORMANCE.

Assine o canal alta performance e assista a outras séries e entrevistas sobre alta performance, autoconhecimento e muito mais. Inscreva-se!

Confira outros posts do blog alta performance:

Conheça e siga nossos Canais nas Mídias Sociais. Interaja e fale conosco pelos nossos perfis e saiba das novidades em primeira mão.
Twitter
 Facebook Instagram Youtube

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog