Porque é Preciso Haver um SIM em Você para estar PREPARADO!

Blog Alta Perfomance

Junte-se a mais de 1 milhão de mulheres bem resolvidas e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão fazer a sua vida mais intensa! (é grátis)!

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

Por que algumas pessoas são fortes e conseguem superar seus problemas, e outras não?

Em resposta a essa pergunta Viktor Frankl, autor do livro O HOMEM EM BUSCA DO SENTIDO DA VIDA, responde que há um diferencial, um fator determinante que é a “decisão”.

A liberdade de decidir, de escolher, de tornar-se quem deseja ser apesar das circunstâncias, as quais só em parte determinam nosso comportamento.

Para Frankl, se a pessoa decide agir livremente como um ser responsável, harmônico com a própria condição de ser humano e com o ambiente, mesmo que em condições adversas, consegue.

Mas quem é Viktor Frankl? Quem ele pensa que é? Algum burguês, algum burocrata atrás de uma mesa de madeira maciça, com charuto original cubano e terno inglês fazendo considerações sobre a vida? Não. Não mesmo.

TER UM SIM PARA ESTAR PREPARADO

Viktor Frankl é um sobrevivente dos campos de concentrações nazistas. Teve sua família morta nesses lugares de crueldade e de extermínio em massa.

Foi durante sua prisão nesses campos, que o criador da Logoterapia teve a percepção que o homem, mesmo em situações terríveis tem o poder de escolher permanecer humano.

Que é possível observar que em situações trágicas ou em condições de grande stress, como as vividas em campos de concentração, quando as pessoas estão sujeitas às piores condições físicas, emocionais, psicológicas, elas são livres.

Porque são livres, elas tem responsabilidade de fazer algo e de se tornarem alguém.

Assim, mesmo em condições trágicas como as vivenciadas nesses espaços de horror, há a possibilidade de sobreviver, de não se render ao desespero. Porque desespero é o sofrimento sem O sentido. Enquanto o indivíduo não for capaz de encontrar nenhum sentido no seu sofrimento, estará sujeito ao desespero e ao suicídio.

Se entender algum sentido no sofrimento, a pessoa pode torna-lo um determinado fim, transforma-lo em uma realização pessoal.

Essas palavras parecem loucura para quem está experimentando grande sofrimento, mas vinda de Viktor Frankl ganha uma autoridade inquestionável.

Transformar uma tragédia em um triunfo pessoal só é possível quando há clareza em onde se quer chegar, no que se quer fazer.

Nossa incapacidade de entender intelectualmente, racionalmente o sentido maior de todas as coisas é algo que devemos aceitar, mas não a incapacidade de encontrar sentido, como dizia Sartre, porque nossa incapacidade não nos impede de acreditar em um sentido maior.

Nossa liberdade é limitada, mas nossa liberdade plena está sempre ao nosso alcance, isto é, a liberdade de escolher como reagiremos a quaisquer condições adversas.

Nas palavras de Frankl, se não pudermos mudar a situação, ainda resta-nos a liberdade de mudar nossa atitude frente a essa situação.

 

Ah… inscreva-se em nosso CANAL NO YOU TUBE e compartilhe com seus amigos e familiares para acessarem conteúdos relacionados a Alta Performance e a Autoconhecimento! Você nos ajuda a transmitir nossa mensagem para inspirar o maior número de pessoas.

Confira outros posts do blog alta performance:

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog