Em Busca da Perfeição

Blog Alta Perfomance

Junte-se a mais de 1 milhão de mulheres bem resolvidas e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão fazer a sua vida mais intensa! (é grátis)!

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

Neste último final de semana, assisti o eletrizante filme WHIPLASH, Em Busca da Perfeição, que narra a história de um baterista estudante de um dos mais conceituados conservatórios de música dos EUA, cuja único objetivo na vida é ser um dos melhores do mundo.

Na trajetória do jovem músico, está um professor extremamente exigente, com método bem agressivo que depois de muita cobrança e tortura psicológica consegue extrair do aspirante a sua melhor performance.

Os detalhes do filme chamam a atenção porque ressalta o sacrifício, a busca incessante pela perfeição, o suor, o sangue, os músculos esgotados, o medo, o fracasso, a autocobrança, a confiança, a coragem, o acerto, o êxito, a alta performance.

O protagonista Andrew sabe que para conseguir ser excelente no que faz precisa se dedicar muito. Mas ele não poupa sacrifício, priva-se inclusive de um relacionamento amoroso para não perder o foco.

O quão crucial é adotar esse tipo de conduta quando se objetiva resultados superiores? Qual deve ser a atitude quando se tenciona a perfeição?

O caminho do aperfeiçoamento é infinito porque a possibilidade de melhora é quase ilimitada. Por essa razão, quando se intenta excelência há muita estrada a percorrer.

Nessa vereda, várias ferramentas, estratégias, tecnologias, conhecimentos, técnicas especializadas, atitudes, comportamentos são vitais para lograr êxito. Isso porque a conquista não vem de uma casualidade, mas é fruto de trabalho, planejamento.

Mas qual o limite? No filme em questão, o protagonista viveu uma pressão tamanha que o fez perder o autocontrole. A obsessão pela maestria, o fez abrir mão de qualquer outro prazer para que não houvesse perda da energia que, no seu entender, deveria estar reservada à sua música.

A graça da Alta Performance é entender que o ser humano é um todo, que não é formado de partes porque a soma delas não forma o homem, a mulher. Ele é um ser completo, perfeitamente imperfeito e repleto de incompletudes e inquietudes.

O desafio é conduzir-se nesta estrada da vida, minimizando os erros, achando graça dos enganos, mas oferecendo o seu melhor em tudo, tanto em graça, como em bom humor e em sabedoria. Trilhar com zelo, mas com alegria e frescor.

Dar o seu melhor, mas conduzir-se com humildade e discernimento.

em busca da perfeicao

Confira outros posts do blog alta performance:

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog