Porque Você Precisa saber se as suas Crenças estão lhe Limitando

Blog Alta Perfomance

Junte-se a mais de 1 milhão de mulheres bem resolvidas e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão fazer a sua vida mais intensa! (é grátis)!

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

Suas crenças estão lhe limitando? Elas tem esse poder quando lhe impedem de alcançar algo que você poderia e gostaria de fazer.

Essa é uma receita para perceber se o que lhe paralisa ou o que lhe faz adiar seus projetos é uma crença limitante.

Assim, pense em uma meta importante, o quanto que considera que merece ou que tem aptidões para atingir essa meta? Por que não as atingiu ainda?

A depender da sua resposta, há uma crença limitante aí.

A questão é que elas podem ser verdadeiras, se você agir como se fossem.

De outro lado, elas podem ser falsas se não guiarem suas escolhas.

Qual o poder das crenças e Valores para um atleta de alto rendimento?

Em 1995, no Campeonato Mundial de Kickboxing na Alemanha, eu tinha um desafio: repetir o meu feito no campeonato anterior, ocorrido na Inglaterra, quando ganhei o meu primeiro título mundial e fui aplaudida pelas centenas de competidores e de espectadores que lotavam o auditório do Cristal Palace, em Londres.

A espera fora exaustiva; a organização mudara os horários das lutas e eu, desavisada, me aquecera a manhã toda, esperando que a chamada para comparecer à área de luta estivesse próxima.

Mas no fim da tarde, na primeira luta, senti o peso da responsabilidade e o cansaço do dia. O corpo parecia pesar o dobro. Não me arrisquei muito e venci o combate por um ponto. Saí do dojo e fui cumprir um ritual: energizar-me para a próxima luta. Nessa hora, meu técnico alertou-me para a iminência do  fracasso, se repetisse o desempenho. A profecia se realizou.

crencas e valores

Quando acreditamos em algo,  endossamos tal crença agindo conforme ela.

Quando o técnico diz a seu atleta que ele está mal e que dessa maneira fracassará, ele já fracassou. O consciente do atleta recebe a mensagem de que ganhou o combate, mas está mal; portanto, será derrotado na competição. O  inconsciente assimila que ter ganho a primeira luta não significa muito, pois não empregou todo o seu potencial técnico porque não está bem.

O objetivo no campeonato é ganhar; se alcançou o objetivo, mas o significado que dá a essa vitória é negativo, a mente leva o competidor a pensar que não fez muito e que não será capaz de ganhar novamente.

Assim,  reagimos conforme as perguntas que formulamos. A todo momento, nos fazemos perguntas. Se a pergunta reforça o receio de iminente derrota, resultará num comportamento fracassado.

Duas coisas controlam tudo na vida: crenças e valores (cada pensamento, cada sentimento, cada emoção, cada ação). As crenças funcionam como regras de comportamento porque determinam nossas ações; por exemplo, se uma pessoa acredita que sua história de vida já está determinada e que não há o que fazer para muda-la, não se esforçará para realizar seus sonhos.

crencas e valores 2

Crenças e Valores controlam as Pessoas

Desafio maior ocorre quando há conflito entre desejos e valores; por exemplo, quando se deseja ter sucesso financeiro, mas não se crê que pessoas honestas e boas são ricas. Quando isso ocorre, a pessoa inconscientemente se boicota. Aparentemente ela está trabalhando para obter o resultado desejado, mas de outras formas sabota o próprio sonho.

Por essa razão, nas sessões de coaching é importante descobrir as crenças e os valores que dominam, pois a qualidade de vida de qualquer pessoa depende disso.

O processo para obter resultados inicia nas perguntas que a pessoa se faz.

Pensar é fazer-se perguntas! Assim, é valioso analisar quais perguntas você tem se feito.

Afinal, elas podem revelar quais bases  tem sustentado suas realizações pessoais.

Algumas Crenças Limitantes

Avalie se algumas dessas crenças lhe guiam:

  • Eu não consigo alcançar o que quero.
  • Eu sou uma pessoa azarada.
  • Eu não nasci para ser bem-sucedido.
  • Eu não consigo ganhar dinheiro.
  • Eu não consigo aprender inglês.
  • Eu não consigo confiar em ninguém.
  • É impossível aprender na minha idade.
  • Estou destinado a ser pobre e infeliz.

Tarefa do Dia:

Que tal encarar uma tarefa, para ajudar a refletir sobre esse assunto?

Pare algumas vezes ao longo do dia para perceber qual pergunta você está se fazendo.

Se inscreva no CANAL ALTA PERFORMANCE e assista vários conteúdos que vão lhe ajudar a remodelar crenças limitadoras e a ser guiado por princípios universais, aqueles que nos inspiram e nos ajudam a viver de maneira mais feliz.

Confira outros posts do blog alta performance:

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog